Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
#nestedia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, lembramos todos os que jornalistas que não desistem de uma Imprensa Livre, Independente e Plural.
Em Portugal, a censura à imprensa instalou-se logo nos primeiros tempos da Ditadura Militar, e com o tempo, a censura prévia à imprensa estendeu-se a todas as formas de expressão, da literatura às artes plásticas, da rádio ao cinema. A partir de 1940 a prática foi centralizada no Ministério do Interior, com dependência direta de Salazar. O regime perseguiu, ameaçou, prendeu e torturou jornalistas e intelectuais, e apenas com o 25 de Abril de 1974 foi abolida a Censura e assegurada a liberdade de imprensa.
A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu assinalar esta data na reunião de 20 de dezembro de 1993, celebrando o Artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este ano assinalam-se também os 30 anos da Declaração de Windhoek, o compromisso da comunidade internacional com a liberdade de imprensa, e o tema de 2021 será “Informação como bem público”.