Nelson Mandela
Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Formado em Direito, envolveu-se, desde cedo, em protestos contra a falta de democracia racial. Ao mudar-se para Joanesburgo, continuou a deparar-se com um regime de terror imposto à maioria negra. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942 e em 1944, junto com Walter Sisulo e Oliver Tambo, fundam a “Liga Jovem do Congresso Nacional Africano (CNA)”, a qual se tornou o principal instrumento de representação política dos negros. Após 1948, tornou-se mais ativo no CNA. Comprometidos inicialmente com atos não violentos, começaram a recorrer ao uso de armas depois do massacre de Sharpeville, em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180.
Em março de 1962 , encontra-se em Rabbat (Marrocos) com membros de movimentos de libertação contra o colonialismo português e #nestedia 5 de agosto desse ano, acaba detido. Em 1964 é condenado a prisão perpétua, na Cidade do Cabo, na prisão da Ilha Robben e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. “Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu tenho prezado pelo ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia e com iguais oportunidades. É um ideal pelo qual eu espero viver (…). Mas caso seja necessário, é um ideal pelo qual eu estou pronto para morrer.” Nelson Mandela, 1990
Depois de 27 anos detido e de uma grande pressão internacional, no dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela sai em liberdade.
Em dezembro de 1993, recebeu o “Prêmio Nobel da Paz” e em maio de 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Nos dias de hoje, é um dos símbolos dos direitos humanos, um homem que, desde sempre, lutou e resistiu pelas liberdades do seu povo.
Imagens: Retrato de Nelson Mandela em traje tradicional,1950. Eli Weinberg
Mulheres protestaram pela libertação de Nelson Mandela fora da Câmara Municipal de Joanesburgo, agosto de 1962. Dennis Lee Royle