FILME “Fantasmas do Império” de Ariel de Bigault
Nesta sessão integrada no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL” iremos exibir o documentário “Fantasmas do Império” de Ariel de Bigault.
Fantasmas do Império
Ariel de Bigault
2020 • Portugal • 112 min
Fantasmas do Império explora o imaginário colonial no cinema português desde o início do século XX. 100 anos de cinema… Aos documentários e ficções que sustentam o enredo imperialista, contrapõem-se filmes e olhares contemporâneos.
Sete cineastas portugueses – Fernando Matos Silva, João Botelho, Margarida Cardoso, Hugo Vieira da Silva, Ivo M. Ferreira, Manuel Faria de Almeida, Joaquim Lopes Barbosa – abrem os cofres da memória cinematográfica colonial, dialogando com dois actores, Ângelo Torres, são-tomense, e Orlando Sérgio, angolano. Perscrutam o passado, real, reinventado ou recalcado que ainda hoje assombra as memórias: os mitos das descobertas, a ficção imperial, a fábrica da epopeia colonial, as máscaras da violenta dominação. José Manuel Costa, director da Cinemateca, e Maria do Carmo Piçarra, pesquisadora, trazem perspectivas na história da produção cinematográfica.