Felisberto Fernandes Berto
(São Martinho, Covilhã, 18-09-1913 – Lisboa, 20-12-1941)
Felisberto Fernandes Berto, filho de António Fernandes Berto e Maria dos Santos da Piedade, nasceu no dia 18 de setembro de 1913 em São Martinho, concelho da Covilhã, onde residia com a mulher Maria José Moraes e trabalhava como operário têxtil.
Participará ativamente nas lutas dos lanifícios, nomeadamente nas greves de 1941. É durante esta luta que participa na invasão da Fábrica Alçada a 5 de novembro de 1941. Felisberto, também conhecido por Boga, é um dos que mais se destaca, destruindo uma máquina com o objetivo de paralisar a produção.
Na sequência destas lutas e, em particular, deste episódio vários operários serão presos. Felisberto será assim detido a 7 de novembro de 1941 e entregue à Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE) pela Polícia de Segurança Pública (PSP) da Covilhã. Colocado no reduto norte da Prisão de Caxias, seguiria no dia 18 para a Prisão do Aljube para retornar a Caxias no dia seguinte.
No dia 1 de dezembro, baixou ao Hospital de São José, morrendo no Hospital do Desterro no dia 20 de dezembro de 1941, alegadamente com uma úlcera. Tinha 28 anos de idade.