2014. Ocupação da TSF: “dar novas palavras à rádio”

21 de Maio de 2024 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Na véspera do quadragésimo aniversário da revolução dos cravos, um grupo de manifestantes liderados pelo Teatro O BANDO ocupa misteriosamente a TSF. Objectivo: tomar a palavra.

Dez anos depois, nas 50 voltas ao mundo da democracia portuguesa – e coincidindo com o meio século de vida d’O BANDO – recuperamos a emissão e escutamos como este gesto teatral ocupou a antena de uma das casas “onde as palavras se fazem ao vento”. E fazemos a pergunta urgente: como é possível ocupar uma rádio hoje?

A invasão pacífica e simbólica dura cerca de uma hora. Em directo, durante a manhã, os jornalistas de serviço tentam relatar a ocupação da sua própria redacção. A emissão nunca é interrompida:

Paula Dias, jornalista da TSF: “O que já sabemos é que os manifestantes têm livros nas mãos, também a Constituição Portuguesa, e dizem que…”

(…)

Manifestante 1: “Nós estamos aqui porque isto é uma rádio e a rádio é a casa das palavras. Nós queremos dar novas palavras à rádio.”
Manifestante 2: “Democracia? O que é que diz aqui no dicionário? Democracia. Atenção: eu vou ler!”
Manifestante 3: “Eu quero a utopia hoje! Agora! Esta Europa não é a minha Europa. A minha Europa também chora!”

—–

Com João Brites, Fernando Alves e André Cunha.

Terceira sessão da extensão portuguesa do ciclo “25 de Abril, sempre no ar” – uma programação radiofónica lançada em Brest, no Longueur d’ondes, um dos maiores festivais de rádio do mundo. Com estas sessões de escuta sintonizámos Abril em Maio no auditório do Museu do Aljube – Liberdade e Resistência.

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00