Itinerário “Adeus Pátria e Família”

Data a definir
LISBOA

No âmbito do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, e a partir da exposição temporária ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA, orientamos um percurso por Lisboa abordando as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução, até aos dias de hoje.
Este percurso tenta compreender como essa tensão condicionou a vida quotidiana e perpetuou práticas e discursos opressivos e discriminatórios, marcando a sociedade portuguesa até à atualidade.
Convida-se à reflexão sobre as construções, desconstruções e reconstruções do conceito de género e o caminho ainda, e sempre, necessário para construir uma sociedade democrática.

Duração aproximada : 2h
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00