Apresentação do livro “Vê se a Primavera já chegou”

12 de Março de 2025 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Em 1955, num processo a partir da subdiretoria da PIDE no Porto, a direção do MUD Juvenil foi presa. Seguiram-se as prisões de outros jovens, uns ligados ao MUD Juvenil, outros ao Movimento da Paz outros sem qualquer ligação a esses movimentos.  Este episódio ficou conhecido como “o processo dos 52”, um dos mais longos e violentos da história da repressão fascista. Envolve dezenas de advogados, centenas de testemunhas. Estes jovens sofreram às mãos da PIDE largos períodos de incomunicabilidade, agressões físicas, tortura do sono. Alguns não aguentam as sevícias, são internados compulsivamente no hospital psiquiátrico Conde Ferreira. 

Óscar Lopes, foi um dos 52 presos, detido nos calabouços da PIDE, correspondeu-se com a mulher quase diariamente. São essas cartas, preservadas a seu pedido, que agora se publicam e ajudam a compor um retrato pouco conhecido do linguista: o marido, o pai de família, o filho, o amante da natureza, das flores e dos gatos, o trabalhador incansável.

Com Manuela Espírito Santo e José Manuel Mendes

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
10 de Maio de 2025 - 10h30
Filme “Mulheres e Resistência”
Testemunhos de 16 mulheres e das suas memórias de resistência à ditadura, prisão e luta pelos direitos das mulheres, ainda tão atual nos dias de hoje.
27 de Abril de 2025 - 11h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
26 de Abril de 2025 - 10h30
Filme “Aqueles Que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”
Testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial.
15 de Abril de 2025 - 18h00