Centro de Documentação

O Centro de Documentação do Museu do Aljube recolhe, trata e disponibiliza conteúdos sobre as temáticas das resistências à ditadura, prisão, tortura e exílios.
Para consulta presencial, é necessário agendamento prévio para o email centrodocumentacao@museudoaljube.pt. Disponibilizamos bibliografia específica (Catálogo online); disponibilizamos ainda testemunhos recolhidos (canal de Youtube do Museu do Aljube), bem como o arquivo digital tratado.
VER ARQUIVO DIGITAL

Cronologia 1974-1982

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade pretende contribuir para um conhecimento mais profundo dos momentos marcantes do processo revolucionário e de democratização do país.

A Proposta de Cronologia 1974-1982 reúne acontecimentos que tiveram lugar entre o dia 1 de janeiro de 1974 e o dia 30 de setembro de 1982, pretendendo sublinhar a natureza revolucionária e multitudinária da transição portuguesa para a democracia, refletindo os processos de política popular, as práticas de democracia direta, a militância de base e as mobilizações coletivas como ocupações, greves, protestos, assembleias ou manifestações. Deste modo, pretende ir além dos factos políticos, institucionais, legislativos e militares e dos seus protagonistas históricos e figuras normalmente assinaladas. 

A seleção de acontecimentos estabelece uma narrativa sobre a participação dos cidadãos, a edificação das instituições democráticas, ao mesmo tempo que situa a revolução portuguesa num processo mais longo, aqui balizado entre 1974 e 1982, permitindo perceber as tensões e complexidades ao longe deste período, matizando a ideia de que à turbulência revolucionária havia sucedido a pacificação de uma «normalização». 

Esta proposta de cronologia, reunindo informação inédita e sistematizando e atualizando informação já disponível, pretende ser um recurso para estudantes, professores, investigadores com interesse neste período da história contemporânea de Portugal.

 Salgueiro e Maia Maia Loureiro, 25 de abril de 1974, Terreiro do Paço, Lisboa. ©️ANTT
Mário Soares e Álvaro Cunhal, 1 de maio de 1974. ©️FMSM
Manifestação dos operários da Lisnave, Setenave, Eni, Efacec, CTT e TAP. 12 de setembro de 1974. ©️Carlos Gil – FMSMB
Um aspecto da última manifestação realizada em Évora, pelos S.U.V., 1975. ©️Arquivo Nacional da Torre do Tombo
“Retornados no Aeroporto de Lisboa”, 1975. ©️Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Manifestação de angolanos e portugueses em nome do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), após as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Melo Antunes, nas Nações Unidas, sobre o dever de Portugal dar independência a todos os angolanos e não apenas ao MPLA.
Outubro de 1975 – Novembro de 1975, Ingeborg Lippman. ©️ FMSMB