Nomeai um a um todos os nomes. Lutaram e resistiram. História, Culturas e Democracia. 2021
Ação de Curta Duração
Formador: Miguel Barros
Local: Museu do Aljube Resistência e Liberdade
Número de horas: 3
Data e horário: 06 de novembro, das 10h às 13h
Prazo limite de inscrição: 04 novembro
Custo da ação: Gratuita
Forma: Presencial
Limite do grupo: 25 participantes
Inscrições: educaljube@museudoaljube.pt
Conteúdo:
Numa parceria com a Associação de Professores de História, realizamos uma ação de formação de professores para promover reflexão crítica, uma cidadania democrática e inclusiva; a diversidade tipológica do património; a consciência patrimonial e a complexidade intercultural e identitária; realçar o papel de vozes silenciadas pela historiografia do passado em diversos processos e acontecimentos da história contemporânea.
Temas:
- A História faz-se com critério;
- “Glocal” e consciência patrimonial (Partindo do exemplo do Museu do Aljube Resistência e Liberdade);
- Passados dolorosos;
- História e Tempo Presente;
Creditação:
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores, Grupos 200 e 400.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400.
Biografia:
Miguel Barros
Presidente da Associação de Professores de História. Professor do Ensino Básico e Secundário desde 1991. Licenciado em História – Ramo de Formação Educacional. Mestre em História, Defesa e Relações Internacionais (ISCTE / Academia Militar). Doutorado em Estudos Urbanos – História Moderna (NOVA / ISCTE) com a tese intitulada São José, Bairro Tridentino. Autor de manuais escolares para o Ensino Básico e Secundário (Editoras ASA e RAIZ).