Cronologia 1974-1982
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade pretende contribuir para um conhecimento mais profundo dos momentos marcantes do processo revolucionário e de democratização do país.
A Proposta de Cronologia 1974-1982 reúne acontecimentos que tiveram lugar entre o dia 1 de janeiro de 1974 e o dia 30 de setembro de 1982, pretendendo sublinhar a natureza revolucionária e multitudinária da transição portuguesa para a democracia, refletindo os processos de política popular, as práticas de democracia direta, a militância de base e as mobilizações coletivas como ocupações, greves, protestos, assembleias ou manifestações. Deste modo, pretende ir além dos factos políticos, institucionais, legislativos e militares e dos seus protagonistas históricos e figuras normalmente assinaladas.
A seleção de acontecimentos estabelece uma narrativa sobre a participação dos cidadãos, a edificação das instituições democráticas, ao mesmo tempo que situa a revolução portuguesa num processo mais longo, aqui balizado entre 1974 e 1982, permitindo perceber as tensões e complexidades ao longe deste período, matizando a ideia de que à turbulência revolucionária havia sucedido a pacificação de uma «normalização».
Esta proposta de cronologia, reunindo informação inédita e sistematizando e atualizando informação já disponível, pretende ser um recurso para estudantes, professores, investigadores com interesse neste período da história contemporânea de Portugal.