EXPOSIÇÃO ITINERANTE “ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA”
ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA – Exposição Itinerante parte da exposição que esteve patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, de 28 de junho de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Esta exposição aborda as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução, e tenta compreender como essa tensão condicionou a vida quotidiana, perpetuou práticas e discursos opressivos e discriminatórios, marcando a sociedade portuguesa até à atualidade.
Esta exposição convida a refletir sobre as construções, as desconstruções e reconstruções do conceito de género e o caminho ainda, e sempre, necessário para construir uma sociedade democrática.
Em 2022, celebrámos, pela primeira vez na nossa história, mais dias vividos em liberdade do que em ditadura, celebrámos também os 40 anos da descriminalização da homossexualidade e quatro anos desde a consagração legal da autodeterminação de género. Estes avanços são inseparáveis de décadas de resistência, coragem, mobilização, solidariedade e enfrentamento do medo.
Revelar, nomear, reconhecer, representar e visibilizar é desconstruir preconceitos, combater violências, educar para os direitos humanos
Todo o caminho feito até aqui inspira-nos a continuar a luta pela dignidade da pessoa humana, homenageando todos e todas os que foram perseguidos, criminalizados, patologizados, colonizados, humilhados e oprimidos, assumindo o nosso compromisso na defesa dos ideais e valores da liberdade e da democracia.
- A Lição de Salazar
- Poetas de Sodoma
- «O que importa é não ter medo»
- Antes de ser orgulho foi revolta
- 25 de abril de 1974, e agora?
- Hoje é o último dia do resto das nossas vidas
- Deixem Passar!
- Mãe só há duas
- «O que vem depois da esperança»
- «Leis de orientação sexual no Mundo»
- Observatório da Discriminação Contra Pessoas LGBTI+
Exposição itinerante disponível para requisição em: educaljube@museudoaljube.pt