Henrique Vale Domingues Fernandes
(Lisboa, 24.08.1913 — Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, 07.01.1942)
Henrique Vale Domingues Fernandes, filho de José Rosa Fernandes e de Florinda Vale Domingues Fernandes, nasceu a 24 de agosto de 1913. Vivia em Lisboa e trabalhava como grumete de manobras do navio Bartolomeu Dias.
Estava ligado ao Partido Comunista Português (PCP) e à Organização Revolucionária da Armada (ORA), tomando parte na «Revolta dos Marinheiros» de 8 de setembro de 1936. Ainda nesse dia, é preso e entregue pelas autoridades da Marinha à Secção Política e Social da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), recolhendo ao 3.º Posto da 14.ª Esquadra – «Mitra». A 18 de setembro, passou para a Penitenciária de Lisboa.
Julgado pelo Tribunal Militar Especial em 14 de outubro de 1936, Henrique Vale Domingues Fernandes foi condenado a quatro anos de prisão maior celular, seguidos de oito anos de degredo ou, em alternativa, à pena de dezasseis anos de degredo em possessão de 2.ª classe.
Em outubro de 1936, segue para o Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, onde acabaria por morrer a 7 de janeiro de 1942, com 28 anos.
A família não terá sido avisada do seu falecimento, sabendo da morte após a devolução de uma encomenda enviada para o Campo de Concentração do Tarrafal.