Composição gráfica a partir de fotografia de Ana Hatherly,1974. © Arquivo Municipal de Lisboa

A Artista saiu à rua – Inauguração

20 de Abril de 2023 - 16h00
PISO 0

Na véspera de celebrar os 50 anos da Revolução, partilhamos aqui no Museu do Aljube as fotografias feitas por Ana Hatherly no dia 25 de Abril de 1974.

Um pouco por todo o país, ainda pouco se sabia do que se passava na capital e do desenlace do golpe militar. Porém, em Lisboa, as pessoas saíam à rua, celebravam, saudavam os militares, invadiam a sede da Censura e do jornal Época, amigos abraçavam-se num misto de surpresa e alegria, gritavam-se palavras de ordem, rebentava o anseio e clamor pelo fim da guerra colonial, pela conquista da liberdade. O golpe transformava-se numa revolução.

Felizmente, Ana Hatherly não seguiu as recomendações emitidas pelo posto de comando do MFA e saiu à rua para registar poeticamente este dia.
Partilhá-las aqui neste parlatório da antiga prisão política é materializar um dever e direito de celebração do 25 de Abril de 1974. Os rituais de celebração das conquistas da liberdade e da democracia são imprescindíveis para percebermos o seu valor e persistirmos na sua defesa intransigente.

Ficha Técnica

PARCERIA: Museu do Aljube Resistência e Liberdade / Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico
DIRETORA DO MUSEU DO ALJUBE: Rita Rato
DESENHO DE EXPOSIÇÃO: Sofia Teixeira Gomes e Pedro J. Márquez são Memória de Formiga
INVESTIGAÇÃO: Francisco Bairrão Ruivo
DESIGN GRÁFICO: Eduardo Ferreira
COMUNICAÇÃO: Joana Alves e Sara Borralho
PRODUÇÃO: Ana Reguino e Joana Alves
IMPRESSÃO: FinePrint

AGRADECIMENTOS: Arquivo Municipal de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Carlos

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00