Maria Machado e filhos

ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução

19 de Junho de 2024 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal. Para o efeito, a pesquisa começa por documentar os acontecimentos que marcaram a história do país nas décadas de 1960 a 1980, para, a partir daí, reconstituir a evolução da assistência em saúde materna no país e traçar o caminho percorrido em matéria de proteção de direitos das mulheres e das crianças.


Tendo um cariz exploratório, ABRIL MATER ensaia uma metodologia plural, de pendor qualitativo, baseada na combinação da análise de arquivos com a recolha de testemunhos sobre as vivências da maternidade nos períodos que antecederam e se seguiram à Revolução de Abril de 1974.
Incidindo sobre um contexto de profundas e aceleradas transformações sociais, o projeto procura perceber de que forma as representações e práticas da maternidade se relacionam com os ambientes culturais, políticos e sociais de onde emergem e como, assim, vão estando sujeitas a sucessivas reconfigurações. Nesse caminho, a pesquisa trará ainda à luz testemunhos e experiências de maternidade peculiares, como aquelas que foram protagonizadas por mulheres no contexto da clandestinidade.


No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de 1974, o projeto ABRIL MATER vai culminar na criação de novos arquivos e conteúdos originais, que, ademais de contribuírem para a preservação de memórias pessoais e coletivas, poderão servir de base à continuidade da investigação e ao aprofundamento do conhecimento sobre práticas e representações da maternidade em Portugal.

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00