Apresentação do disco “Anónimos de Abril”

1 de Abril de 2025 - 18h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Salgueiro Maia, Otelo Saraiva de Carvalho ou José Afonso (apenas para citar três exemplos) são nomes que toda a gente relaciona com o 25 de Abril. Mas tanto o dia da revolução como todo o processo de resistência tiveram muitos outros protagonistas. Gente cuja ação foi de alguma maneira determinante ou simbólica para a revolução, mas que com o passar do tempo vai ficando submersa no esquecimento ou até mesmo no desconhecimento.

Este disco intitulado “Anónimos de Abril” pretende precisamente honrar em canções esses homens e mulheres e, através da música, dá-los a conhecer ao público, especialmente às gerações que já nasceram depois de 1974.

Cada um dos protagonistas de “Anónimos de Abril” terá direito a uma canção inspirada na sua história. Essa canção será apresentada pelo narrador José Fialho Gouveia, com suporte fotográfico projetado no fundo do palco, e alguns elementos cénicos que transportarão os espectadores para o período retratado.

FICHA TÉCNICA: projeto de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, com participações de Joana Alegre e João Afonso.

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
10 de Maio de 2025 - 10h30
Filme “Mulheres e Resistência”
Testemunhos de 16 mulheres e das suas memórias de resistência à ditadura, prisão e luta pelos direitos das mulheres, ainda tão atual nos dias de hoje.
27 de Abril de 2025 - 11h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
26 de Abril de 2025 - 10h30
Filme “Aqueles Que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”
Testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial.
15 de Abril de 2025 - 18h00