Colóquio Internacional “Espaços de Confinamento: Memórias da Repressão e Colonialidade”

29 a 30 de Outubro de 2024
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Um colóquio organizado por IHC/IN2PAST NOVA FCSH e Universidade de Nápoles, nos dias 29 e 30 de outubro que evoca o 88.º aniversário da abertura da prisão colonial do Tarrafal em Cabo Verde (29 de outubro 1936 – 29 de outubro 2024).

Este Colóquio Internacional visa ampliar o debate sobre antigas e novas práticas de confinamento, nas suas múltiplas declinações e modalidades. Pretende-se discutir a forma campo, por um lado, numa perspetiva histórica, assim como as diferentes práticas de encarceramento colonial. Por outro, é intenção deste Colóquio refletir de forma alargada e transdisciplinar sobre os espaços, as memórias, as narrativas e as experiências de detenção, e a forma como os seus legados marcam a genealogia de práticas contemporâneas de confinamento.

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
26 de Outubro de 2024 - 10h30
DUAS PEÇAS EM ESTADO NOVO inclui Uma Reputação, da autoria da dramaturga britânica Susannah Finzi, seguida de Partida ou a Mulher sem Medo, de Armando Nascimento Rosa.
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
28 de Setembro de 2024 - 10h30