Conferência “Arte Contemporânea: um caminho para a museologia inclusiva”

3 de Julho de 2024 - 10h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A conferência Contemporary Art: A pathway towards Inclusive Museology (C.A.R.I.M) insere-se no projeto de investigação com o mesmo título iniciado em 2023, situado numa perspetiva interdisciplinar no cruzamento da teoria e história das artes e da prática, da cultura visual, da antropologia e da museologia. (www.carimproject.com).

O projeto pretende cristalizar estratégias de arte contemporânea (e sobretudo a arte conceitual histórica e recente) que podem servir ao campo da museologia, e que podem abrir metodologias anti-hegemônicas, inclusivas e criativas para lidar com a história museológica, com a instituição museu, com a exposição da cultura material.

Esta conferência apresenta o trabalho de investigadores e colaboradores envolvidos no CARIM, bem como de artistas cujo trabalho tem inspirado e orientado a investigação em curso. A conferência centra-se na apresentação de experiências artísticas e criativas participativas, interativas, críticas e inclusivas que inovaram e renovaram a museologia desde o início do século XX, com enfoque em práticas recentes. O projeto de investigação pretende demonstrar a aplicabilidade e a eficácia de tais estratégias artísticas para a disciplina da museologia e desenhar metodologias que possam ser investidas para a reconsideração de arquivos e coleções e para o desenvolvimento de práticas museológicas de-coloniais e anti-hegemônicas.

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT 2022.04615.PTDC ) e está inserido no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (Ceied), Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal.

Coordenação do projeto: Marta Jecu.
Co-coordenação: Margarida Brito Alves
Membros: Marta Jecu, Judite Primo, Margarida Belchior, Paula Lobo, Cristiana Tejo, Mário Moutinho, Arantxa Ciafrino, Henrique Godoy e José Manuel Gomes Pinto
Consultores: Françoise Vergès, Sara Alonso Gomez, Alexa Färber


Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Leia Mulheres sobre Tatiana Salem Levy
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tatiana Salem Levy.
21 de Julho de 2024 - 15h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
19 de Julho de 2024 - 10h30