Conferência “Arte Contemporânea: um caminho para a museologia inclusiva”
A conferência Contemporary Art: A pathway towards Inclusive Museology (C.A.R.I.M) insere-se no projeto de investigação com o mesmo título iniciado em 2023, situado numa perspetiva interdisciplinar no cruzamento da teoria e história das artes e da prática, da cultura visual, da antropologia e da museologia. (www.carimproject.com).
O projeto pretende cristalizar estratégias de arte contemporânea (e sobretudo a arte conceitual histórica e recente) que podem servir ao campo da museologia, e que podem abrir metodologias anti-hegemônicas, inclusivas e criativas para lidar com a história museológica, com a instituição museu, com a exposição da cultura material.
Esta conferência apresenta o trabalho de investigadores e colaboradores envolvidos no CARIM, bem como de artistas cujo trabalho tem inspirado e orientado a investigação em curso. A conferência centra-se na apresentação de experiências artísticas e criativas participativas, interativas, críticas e inclusivas que inovaram e renovaram a museologia desde o início do século XX, com enfoque em práticas recentes. O projeto de investigação pretende demonstrar a aplicabilidade e a eficácia de tais estratégias artísticas para a disciplina da museologia e desenhar metodologias que possam ser investidas para a reconsideração de arquivos e coleções e para o desenvolvimento de práticas museológicas de-coloniais e anti-hegemônicas.
O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT 2022.04615.PTDC ) e está inserido no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (Ceied), Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal.
Coordenação do projeto: Marta Jecu.
Co-coordenação: Margarida Brito Alves
Membros: Marta Jecu, Judite Primo, Margarida Belchior, Paula Lobo, Cristiana Tejo, Mário Moutinho, Arantxa Ciafrino, Henrique Godoy e José Manuel Gomes Pinto
Consultores: Françoise Vergès, Sara Alonso Gomez, Alexa Färber