escavação – instalação em dança de SOFIA Ó 

25 de Abril de 2019 - 15h00
Museu do Aljube
Fotografia: © Museu do Aljube Resistência e Liberdade

escavação
instalação em dança 
SOFIA Ó

e s c a v a ç ã o é uma instalação em dança que emerge do encontro em permanência de um corpo com o espaço, entre o rés-do-chão e a cave do Museu do Aljube.

e s c a v a ç ã o é um convite a escutar memórias marcadas no corpo-carne e no corpo-tijolo; as histórias que as paredes desse prédio contam a este corpo, e os corpos que querem aparecer neste corpo quando dança aqui. os corpos-memória que constituem este corpo que dança aqui.

Datas e horário das sessões:

28 março quinta, 14h30 e 30 março sábado, 15h;

3 abril quarta 14h,

6 abril sábado 10h30,

11 abril quinta 14h30,

25 abril quinta 15h.

Local: Piso 0 do Museu do Aljube

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
10 de Maio de 2025 - 10h30
Filme “Mulheres e Resistência”
Testemunhos de 16 mulheres e das suas memórias de resistência à ditadura, prisão e luta pelos direitos das mulheres, ainda tão atual nos dias de hoje.
27 de Abril de 2025 - 11h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
26 de Abril de 2025 - 10h30
Filme “Aqueles Que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”
Testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial.
15 de Abril de 2025 - 18h00