Mulheres e resistências

15 de Março de 2022 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso 

No âmbito da programação paralela à exposição temporária ATO (DES)COLONIAL recebemos um Ciclo de Conversas. Esta será sobre o tema “Mulheres e resistências” e conta com a participação de Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso.

Biografias

Ana Massamba, é vice presidente e co-fundadora da PADEMA*, funcionária da Embaixada de Moçambique em Portugal, Secção Consular, Secretária da Organização da Mulher Moçambicana, OMM- Nucleo de Lisboa – 2011- 2021.

Esperança Lopes Cardoso, é co-fundadora da PADEMA e presidente do conselho fiscal, é especialista em questões migratórias. Foi assessora do Ministro do Interior da Guiné Bissau durante dois anos.

Luzia Moniz, jornalista, socióloga, activista interseccional, colunista do Novojornal ( Angola), presidente e cofundadora da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, PADEMA.

*Organização membro fundador da Rede Parlamentar do Conselho da Europa para as Políticas das Diásporas; membro da Rede da ONU de organizações para a Década Internacional dos Afrodescendentes; Medalha de Mérito da Cooperação 2018, do Instituto Luso Árabe para a Cooperação (ILAC).

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00