Open House Lisboa 2022

14 a 15 de Maio de 2022
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

No fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, acolhemos o Open House Lisboa inserido na Trienal de Arquitectura Lisboa. Teremos três modalidade de visita: livre, com voluntários (uma por hora) e por especialista (no Sábado, 10h30 e Domingo, 14h).

As visitas com voluntários são focadas na arquitetura do edifício e as visitas por especialistas são orientadas por membros da equipa do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

As visitas são por ordem de chegada, limitadas a grupos de 10 pessoas.

O Open House Lisboa abre as portas a espaços de arquitectura exemplar habitualmente escondidos do olhar do público, desde casas a edifícios públicos, palácios, teatros ou igrejas. São cerca de 70 locais em Lisboa e Almada com um programa de visitas guiadas, percursos urbanos, passeios sonoros, actividades Júnior e eventos Plus, bem como uma selecção de visitas acessíveis. Este ano, A Rebeldia do Invisível dá a descobrir e explorar a cidade dentro e fora de portas. Os exteriores, mais limitados pelas normas urbanísticas que procuram preservar uma identidade colectiva, contrastam com espaços surpreendentes nos interiores, cuja transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar. Se retirássemos as fachadas, que Lisboa ficaria à vista?

De entrada gratuita, esta iniciativa é uma co-produção Trienal de Arquitectura de Lisboa e EGEAC

Mais informações em: www.openhouselisboa.com

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00