Revolução de Abril no mundo e no seu tempo
Com Raquel Ribeiro e Giulia Stripoli
Biografia
Giulia Strippoli (PhD em História, Universidade de Turim, 2012) é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/UNL), no grupo Cultura, Identidades, Poder e participa na Oficina de História e Imagem e no IHC GEN Lab. Tem investigado sobre os partidos comunistas europeus, as biografias de militantes, antifascismo e anticolonialismo, os movimentos estudantis, os movimentos de mulheres e os estudos de género.
É autora de publicações académicas e de documentários, entre os quais Apuntes feministas (co-realizado com Paz Bustamante, Argentina-Itália, 2018) e Vita di Lionel (Itália-Portugal, 2020).
Raquel Ribeiro é Investigadora Associada do Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa. Jornalista, escritora e professora universitária, doutorou-se com uma tese sobre a ideia de Europa na obra da escritora Maria Gabriela Llansol, a que se seguiu o projeto de pós-doutoramento sobre testemunhos da presença cubana na guerra civil de Angola, no Centre for Research on Cuba, Universidade de Nottingham, e foi professora de Estudos Portugueses em Oxford e em Edimburgo.
Em 2013 foi uma das primeiras bolseiras de Periodismo Cultural Gabriel García Márquez da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, na Colômbia. Sob o pseudónimo Maria David, publicou Europa e Este Samba no Escuro.