Revolução e Disputas da Memória

17 de Março de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Paula Godinho e Manuel Loff

Biografias

Paula Godinho (Lisboa, 1960) é Professora no Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) e investigadora no Instituto de História Contemporânea. Fundadora da Red(e) Ibero-Americana Resistência e/y Memória e membro do grupo de trabalho CLACSO “Izquierdas: praxis y transformación social” (2019-2022). Autora e coautora de obras como Memórias da Resistência Rural no Sul (Couço, 1958-1962); Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza; O futuro é para sempre – Experiência, expectativa e práticas possíveis; Gente Comum – Uma história na PIDE, de (com Aurora Rodrigues e António Monteiro Cardoso); Quando a história acelera: resistências e movimentos sociais (com João Carlos Louçã) ou Cambedo da Raia. Solidariedade Galego-Portuguesa Silenciada.

Manuel Loff é Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), Professor Associado no Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto e investigador do Instituto de História Contemporânea e do Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcias (CEDID, UAB).
Dedica-se ao estudo do fascismo e do neofascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução portuguesa. Investiga ainda sobre a construção social da memória da opressão ou das experiências da sua superação.
Colonista do jornal Público, é autor de “O nosso século é fascista!” O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945) e coordenador de Ditaduras e Revolução. Democracia e políticas da memória com Filipe Piedade e Luciana Castro Soutelo.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00