“Revolução e movimento sindical no Liceu Camões”

12 de Setembro de 2024 - 18h00
Auditório Museu do Aljube Resistência e Liberdade

A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovemos o ciclo de conversas “E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?”.

Nesta conversa recebemos Adelina Precatado, Fátima Chorão Sanches, Isabel Cluny e Sandra Escobar para falar sobre “Revolução e movimento sindical no Liceu Camões”.

Biografias

Isabel Cluny, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1980.  Em 1996 concluiu o mestrado em História Cultural e Política, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação D. Luís da Cunha e a ideia de diplomacia em Portugal.
Doutorou-se em História e Teoria das Ideias, especialidade de História das Ideias Políticas (FCSH-UNL, 2003), com a tese O conde Tarouca e a Diplomacia na época moderna.
Foi professora de História das Escolas Secundárias D. Luísa de Gusmão e de Camões, até 2023.
Lecionou na Licenciatura de Relações Internacionais da UNL. Lecionou no mestrado de Relações Internacionais da Universidade Lusófona. É investigadora do Centro de História da Cultura da UNL (CHAM).
Os trabalhos publicados incidem   nas áreas da história das ideias políticas e da diplomacia em Portugal.
Foi Comissária Científica das Exposições no Museu do Douro: «Barão de Forrester. Razão e Sentimento, uma História do Douro (1831-1861)» e da exposição “D. Antónia, uma vida singular.”
Publicou 2018, Ernesto Rudolfo Hintze Ribeiro, uma biografia política, na coleção Parlamento, da Assembleia da República.
Participou em diversos projetos editoriais: Portugal e os Caminhos do Mar. Séculos XVII-XIX ,  Ed .Inapa, 1998; La Perdida De Europa La Guerra de Sucesion Por La Monarquia de Espana, Fundácion Carlos Amberes,2007; Castelo Melhor e os Seus Tempos (1635-1720), 2021, Centro de História da Universidade de Lisboa ; Recebeu o prémio da Academia Portuguesa de História, prémio Gulbenkian de História da Europa, pelo livro O conde de Tarouca e a diplomacia moderna, em 2008.



Sandra Escobar é licenciada e doutorada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  Estudou na Universidade Tor Vergata (1998/1999) e foi assistente convidada na Universidade Aberta (2011/2012).
É membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Desenvolve os seus estudos na área da Estética e da Ética Ambiental, tendo ainda interesse em Filosofia Social e Política.
Professora de Filosofia e Ciência Política na Escola Secundária de Camões (2021/2023). Atualmente é professora de Filosofia na Escola Secundária de Vergílio Ferreira

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Leia Mulheres sobre Alba de Céspedes
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada a Alba de Céspedes com o livro "Caderno Proibido".
26 de Janeiro de 2025 - 15h00
“Revolução e as lutas pela habitação”
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução.
16 de Janeiro de 2025 - 18h00
Apresentação do livro “Lutaram pela Liberdade – uma história da resistência à ditadura fascista no concelho de Mafra (1926-1974)”
O livro trata-se de uma reedição da URAP, da responsabilidade do núcleo local e de outros democratas e antifascistas do concelho. Uma apresentação que contará com a presença de Luís Farinha.
14 de Janeiro de 2025 - 18h00