Universidade sem Exames

11 de Outubro de 2024 - 15h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
Sabemos que só quem conhece bem uma matéria consegue explicá-la aos outros por palavras simples. Foi o nosso critério de escolha dos professores. Cada um de nós ouve conversas muito “eruditas” e tem vergonha de perguntar. Vamos aprender e deixar de ter vergonha. Esta Universidade é gratuita, aberta a pessoas com vários graus de instrução e de qualquer idade,apelando aos mais jovens para que venham.

17H00 | Representações da mulher na História por Virgínia Batista

Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Próximas datas

Virgínia Batista, professora de História do ensino básico e secundário. Investigadora integrada do HTC- História, Territórios e Comunidades, NOVA FCSH CEF- UC.  Tem-se dedicado a diversos temas no âmbito da História das Mulheres e do Género, procurando dar visibilidade às mulheres na História.

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Universidade sem Exames
Retomamos o ciclo "Universidade sem Exames" desta vez com a aula "Conceito de nação, nacionalismo e Internacionalismo" por Zé Neves.
29 de Novembro de 2024 - 17h00
Colóquio Internacional “Espaços de Confinamento: Memórias da Repressão e Colonialidade”
Um colóquio organizado por IHC/IN2PAST NOVA FCSH e Universidade de Nápoles que evoca o 88.º aniversário da abertura da prisão colonial do Tarrafal em Cabo Verde.
29 a 30 de Outubro de 2024
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
26 de Outubro de 2024 - 10h30