Visita Orientada pelos curadores Miguel Cardina e Vincenzo Russo

24 de Agosto de 2023 - 16h00
PISO 4

Miguel Cardina e Vincenzo Russo orientam uma visita à exposição “REVOLUÇÕES – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974), de Uliano Lucas.

Uma história de uma viagem feita de várias viagens. As 56 fotos aqui reunidas, algumas inéditas, outras publicadas em Itália em catálogos fotográficos na década de 1970 ou em revistas e jornais europeus da época, constituem apenas uma amostra do vasto acervo de imagens de Uliano Lucas sobre este assunto.

A exposição está dividida em três partes que correspondem a três territórios fotografados por Uliano Lucas entre 1969 e 1974: a primeira secção, intitulada Guiné-Bissau, 1969, reúne algumas das fotos realizadas na missão que o levou às “zonas libertadas” da Guiné, a pedido do PAIGC; a segunda seção – Angola, 1972 -inclui imagens da vida quotidiana dos guerrilheiros e das guerrilheiras do MPLA; a terceira e última seção intitula-se Portugal, 1972 e 1974 e retrata aspetos da vida quotidiana do país no período derradeiro da ditadura (1972) e os dias de festa da Revolução (1974).

As fotografias de Uliano Lucas são expostas pela primeira vez em Portugal. Não há ocasião mais propícia que o ano de 2023, na antecâmara das celebrações dos cinquenta anos da “Revolução dos Cravos” e das independências de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Publicadas hoje, as fotografias de Uliano Lucas contribuem para fazer curto-circuitar a memória de passados que marcaram a história do século XX, trazendo-os de volta ao presente.

Co-organização:

Museu do Aljube Resistência e Liberdade; EGEAC; Instituto italiano de Cultura de Lisboa; Universidade de Milão; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Cátedra António Lobo Antunes; Edições do Saguão, Arquivo Uliano Lucas.

Leia Mulheres sobre Irene Solà
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Irene Solà .
18 de Agosto de 2024 - 15h00
Leia Mulheres sobre Tatiana Salem Levy
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tatiana Salem Levy.
21 de Julho de 2024 - 15h00