ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA
ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA aborda as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução. Esta exposição tenta compreender como essa tensão condicionou a vida quotidiana e perpetuou práticas e discursos opressivos e discriminatórios, marcando a sociedade portuguesa até à atualidade.
Convida-se à reflexão sobre as construções, desconstruções e reconstruções do conceito de género e o caminho ainda, e sempre, necessário para construir uma sociedade democrática.
Neste ano em que celebramos, pela primeira vez na nossa história, mais dias vividos em liberdade do que em ditadura, celebramos também os 40 anos da descriminalização da homossexualidade e quatro anos desde a consagração legal da autodeterminação de género. Estes avanços são inseparáveis de décadas de resistência, coragem, mobilização, solidariedade e enfrentamento do medo.
Revelar, nomear, reconhecer, representar e visibilizar é desconstruir preconceitos, combater violências, educar para os direitos humanos.
Todo o caminho feito até aqui inspira-nos a continuar a luta pela dignidade da pessoa humana, homenageando todos/as/es que foram perseguidos/as/es, criminalizados/as/es, patologizados/as/es, colonizados/as/es, humilhados/as/es e oprimidos/as/es, assumindo o nosso compromisso na defesa dos ideais e valores da liberdade e da democracia.
CURADORIA • Rita Rato e Joana Alves
DESENHO DE EXPOSIÇÃO • Ricardo Carvalho Arquitectos & Associados
Visita a exposição!
TER – DOM • 10H – 18H • ENTRADA LIVRE