Programação

Notas sobre a palestra-performance-oficina “O que vem depois da esperança?”
A artista Hilda de Paulo propõe uma conversa sobre a palestra-performance-oficina “O Que Vem Depois da Esperança?” e uma reflexão sobre como as corpas das pessoas fora da norma imposta de sexo-gênero-desejo foram construídas e representadas midiaticamente através dos tempos no imaginário de Portugal.
12 de Novembro de 2022 - 15h00
NAQUELE DIA, NÃO PASSOU NA TELEVISÃO
Este espetáculo evoca a memória e a história do estudante António José Ribeiro dos Santos, assassinado por um agente da PIDE-DGS numa reunião no ISCEF (Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, hoje ISEG), em Lisboa.
19 a 21 de Outubro de 2022
Lançamento do livro “Volta para tua terra: uma antologia antirracista/antifascista de escritoras estrangeiras em Portugal”
No dia 15 de outubro, pelas 16h, acolhemos o lançamento do livro "Volta para tua terra: uma antologia antirracista/antifascista de escritoras estrangeiras em Portugal".
15 de Outubro de 2022 - 16h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais, inserido na programação paralela da exposição temporária “Adeus Pátria e Família”.
23 de Setembro a 01 de Outubro de 2022
Diálogos Transatlânticos: a experiência de museus dedicados à história e à memória política
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade e o Memorial da Resistência de São Paulo encontram-se para um webinário em torno das questões da preservação da memória.
8 a 9 de Setembro de 2022
Inauguração “A Sagrada Poesia da Esperança”
No próximo dia 6 de julho, a partir das 16h, inauguramos a exposição temporária que ocupará o piso 4 do Museu, "A Sagrada Poesia da Esperança" com obras de Dília Fraguito Samarth e curadoria de Manuel L. Dias dos Santos.
6 de Julho de 2022 - 16h00
O que pode fazer um escritor?
Uma democracia pode afirmar-se sem massa crítica de cidadãos? Durante uma guerra, qual é o papel da sociedade civil? O que pode fazer um escritor? Um Ciclo de conversas cuja primeira sessão tem lugar no dia 17 junho, com Oksana Mitrofanova.
17 de Junho a 05 de Julho de 2022
“A alternativa internacionalista diante da crise autoritária”, com Sabrina Fernandes
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe a Conversa "A alternativa internacionalista diante da crise autoritária" com a Investigadora Sabrina Fernandes e a mediação de Carlos Hortmann.
2 de Julho de 2022 - 16h00
O Cinema por Dentro | Formação de Professores
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe o Projeto Educativo Apordoc e Os Filhos de Lumière para promover uma oficina gratuita de formação de professores, educadores e mediadores culturais “O Cinema por Dentro”.
18 a 25 de Junho de 2022